A aplicação móvel tem dois objetivos:
- fornecer um meio de colectar informações in-situ complementando os dados de deteção remota e,
- simultaneamente, contribuir para a criação de uma consciência coletiva sobre a importância das faixas de gestão de combustível de incêndios na prevenção de incêndios.
Os utilizadores podem observar e enviar informações relevantes (avaliações sobre segmentos das faixas juntamente com fotos, coordenadas e/ou informação textual adicional) para o sistema de informação do Projeto Floresta Limpa. A verificação e correção da posição e orientação também são possíveis. A colheita de dados tanto pode ser executada online e offline com funcionalidade de sincronização automática com servidores remotos. Isto é extremamente útil para as entidades responsáveis pela inspeção destas zonas (e.g. Câmaras Municipais, Protecção Civil, Bombeiros, Empresas de Manutenção, Entidades Fiscalizadoras, Empresas florestais como a The Navigator Company), uma vez que facilita as medições e fornece uma forma fácil de georreferenciar e registar dados relacionados para posterior análise.
Os dados colhidos servem de base para algoritmos de aprendizagem automática para ajudar a identificar áreas que requerem limpeza de combustível.
A aplicação encontra-se preparada para funcionar em todo o território português, estando atualmente disponível para os Concelhos de Almada, Mação e Santarém. Mais Concelhos serão incrementalmente adicionados à aplicação sem necessidade de reinstalação.